quarta-feira, 9 de abril de 2008

Enterprise Library 4.0 Community Technology Preview

Viva,

encontra-se disponível a última versão da Enterprise Library mais o seu conjunto de Application Blocks.

Confesso que nestes dias, foi algo em que voltei a pensar e muito e de forma muito séria.

Senão vejamos, necessitamos de criar uma abstracção para ler parâmetros de configuração
para a nossa aplicação, existirá algum motivo para que isto de um modo geral não seja feito
de uma forma mais ou menos standard ?

Um dos últimos argumentos que ouvi, era algo do género, necessitamos de distribuir, uma parte da configuração que é comum a toda a gente na empresa. Essa parte da configuração pode sofrer um update e depois terá de ser reflectido em todo o lado.

A solução era "martelar" um App.config e depois copiá-lo para as centenas de postos de trabalho que existem por aqui onde me encontro. Isto, tinha como prejuízo "destruir" as configurações de cada um, pois se está tudo no mesmo lado o Copy do Windows ainda não faz merge de ficheiros de texto. Portanto os utilizadores teriam de alterar tudo de novo para configurarem os seus settings pessoais (paths de compilação, directorias de solution, etc ....)

Analisando o Configuration Application Block, vejo coisas que utilizei num outro projecto, que penso poderiam ser uteis aqui, citando directamente:


"Configuration stored in standard XML .config files by default
•Alternative “Configuration Sources” can be used
•Ships with System, File, Manageable and SQL configuration sources "

Ora bem, se neste cenário todos os utilizadores têm acesso a um servidor de sql, porque não colocar lá a configuração comum a todos nessa data source ?

Outra vantagem de utilizar o Application Block, quer se consumam os parâmetros de um ficheiro XML, ou de outra Data Source, o código que tem de ser escrito para consumir estes parâmetros é exactamente igual. Para que não hajam dúvidas, o código que consome os parâmetros, não o código que implementa o acesso ao ficheiro, ou ao sql ou ao MSMQ...

Algo que fica para pensar :) estou curioso para analisar esta última versão da Enterprise Library e vocês ?

Sem comentários: